Pesquisar

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Itabuna, 102 anos. Dá pra comemorar algo?


Itabuna, cidade localizada na macrorregião sul da Bahia e microrregião Ilhéus-Itabuna. Em 102 anos de vida, já foi palco de diversos acontecimentos e já chegou a ser a terceira força econômica do Estado, atrás somente da capital Salvador e Feira de Santana. Itabuna hoje conta com sérios problemas, que não são sanados há muito tempo. A cidade que viveu os tempos áureos do cacau, até mesmo com certas extravagâncias devido ao poderio financeiro, hoje convive com noticiários que  a expõe ridicularmente a nível nacional e internacional. A capital do cacau, virou a capital da dengue, a capital da violência urbana e até a capital do lixo, esta última "carinhosamente" apelidada de RAINHA DA SUCATA! É meus amigos e amigas, Itabuna regrediu por demais no tempo. E de quem é a culpa? Nossa? Em certo ponto, sim, pois somos nós que escolhemos nos últimos anos os governantes que mandaram e desmandaram em nossa cidade. Sucateando áreas essenciais para o bem estar da população, como a saúde por exemplo. Outro problema grave em nossa cidade, se chama ESGOTO. Se pagamos uma taxa de esgoto na conta de água, qual seria o motivo dele não ser tratado e ser diretamente jogado no rio Cachoeira? Por que não revitalizar todas as estações de tratamento de esgoto da cidade ao invés de só cortarem o capim da beira do rio? Vai entender! O Transporte público é outra piada itabunense. Linhas mal distribuídas, horários quase nunca cumpridos e o pior: R$ 2,20 por trechos que as vezes nem chega a 3 Km. E estão estudando o aumento da passagem para R$ 2,60. Só não houve o aumento no mês passado, por uma questão: tem gente que é candidato a reeleição! A saúde, meu Deus! A saúde é uma brincadeira aqui. Sim, brincadeira! Meu amigo(a), se você não tem um bom plano de saúde para ser atendido no Hospital Calixto Midlej, você corre o risco de ser feito de "ping-pong" entre os hospitais São Lucas e o de Base. Este último, popularmente conhecido como "Açougue de Base", acho que nem preciso explicar os motivos do apelido, não é? E a buracolândia?!?! Meu amigo(a), se você pega um ônibus em Itabuna e senta nas cadeiras do fundo, você vai saber o que é EMOÇÃO! Cada vez que os ônibus passarem em um buraco na cidade, você vai nas alturas literalmente, correndo o risco até de bater a cabeça no teto do veículo! Pessoas com problemas de coluna, esqueçam o "fundão do buzú". Existem diversos outros problemas, que não vale a pena nem elencar neste momento. O que eu tenho de bom para falar de Itabuna? O que tenho de bom para falar de Itabuna é que mesmo com todos esses problemas que ninguém toma nenhum tipo de providência, eu continuo amando essa terra onde Deus me presenteou para construir a minha vida! Amo demais a minha Itabuna! Tão humilhada, tão maltrada, mas pelo menos por mim nunca deixará de ser amada! Eu acredito que um dia ela retornará ao lugar que nunca deveria ter saído: O posto de maior cidade do interior baiano!!! Abaixo segue um vídeo que eu mesmo fiz para comemorar os 99 anos de Itabuna, em 2009. A música é o antigo hino da cidade, que por ignorância e falta de divulgação, deixou de ser o hino oficial. Lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário